A utilização da URA automatiza uma série de tarefas que normalmente seriam feitas pelos agentes das Centrais de Atendimento. Além disso, oferece um auto-atendimento prático, rápido e eficiente, deixando a critério dos clientes serem atendidos por atendentes apenas quando julgarem necessário

Através de menus, o usuário dos serviços escolhe as opções e/ou serviços que deseja utilizar (agendamento de exames, marcação de consulta, etc), teclando os dígitos apresentados ou, mais recentemente, falando (reconhecimento de voz). Geralmente estes sistemas oferecem a opção de encaminhamento para um atendente, para completar o ciclo de atendimento.

Outras características básicas são a facilidade de operação e o acesso a relatórios e registros de todas as chamadas atendidas pelo sistema, o que faz da URA a ferramenta ideal para gerenciar as informações provenientes do atendimento.

Principais vantagens da URA:
Permite a diminuição de efetivos humanos nas Centrais de Atendimento;
Automatiza serviços mais comumente requisitados, deixando os operadores livres para  tarefas mais complexas;
Oferece relatórios estatísticos sobre: ocupação de portas; serviços mais requisitados, índices de operações realizadas com êxito ou não.
Em conjunto com a interface CTI, pode acessar bancos de dados e fornecer sincronismo  de telas.