Voz sobre IP - VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de chamadas telefônicas, fax's e tráfego de voz através de redes IP's (interna - rede local ou externa - internet) em forma de pacotes de dados.

A Telefonia IP é uma aplicação imediata desta tecnologia de forma a permitir a realização de chamadas telefônicas sobre Redes IP's, como a internet ou a rede interna do HOSPITAL, utilizando-se de microcomputadores e aparelhos de Telefones IP's.

Os passos básicos de uma chamada usando Telefonia IP são: Conversão do sinal de voz analógico para o formato digital e conversão do sinal para o protocolo IP para a sua transmissão; na recepção se realiza o processo inverso para poder recuperar novamente o sinal de voz analógico.

Quando fazemos uma chamada Telefônica IP, nossa voz é digitalizada, é comprimida e então transmitida via pacotes IP. Estes pacotes são então enviados para a pessoa com quem estamos falando. Quando chegam ao seu destino, são desempacotados, retirada a compressão e convertidos ao sinal de voz original.