Virtual Private Network, ou rede privada virtual é uma rede de comunicação segura por criptografia e autenticação que permite aos usuários se conectarem aos sistemas do Hospital de qualquer parte do mundo.

Funciona como uma rede privada, com a diferença de que trafega dados das aplicações sobre a infra-estrutura da própria internet ou de uma rede pública de dados. As maiores diferenças entre uma VPN segura e uma rede privada tradicional são a segurança, flexibilidade, escalabilidade e custo.

Devido ao fato de a Internet ser uma rede aberta, conexões que utilizam informações corporativas devem ter seu nível de segurança aumentado para evitar acesso indevido às informações da empresa, garantindo assim, a sua confidencialidade.

A solução de VPN proporciona os seguintes itens:

Confidencialidade: A Criptografia dos dados para previnir que outras pessoas tenham  acesso aos dados que estão trafegando na Internet.
Integridade dos Dados: Verifica as mensagens enviadas para garantir que não houve  alterações nas mesmas enquanto trafegavam na internet.
Autenticação: Uso de Certificados digitais para garantir que a informação vem realmente de onde ela diz que esta sendo enviada. Garantindo a fonte de envio das mensagens.
Controle de Acesso: Política de gerenciamento de acesso restrito para ganhar acessos a    determinadas partes da rede.


Assim, devido a criticidade das informações dos pacientes, Todas as informações que trafegarem na Internet devem fazer uso de uma VPN segura.

Exemplos de aplicações possíveis no HOSPITAL:

Acesso das informações e aplicações da Intranet.
Acesso a sistemas B2B (Business-to-Business) com fornecedores e fontes pagadoras.
Acesso a aplicações disponíveis na Internet para médicos e funcionários em trânsito .
Acesso a laudos e imagens digitais
Acesso do Correio Eletrônico.

Realizando o acesso à rede da empresa via Internet, além de poder realizar a conexão de qualquer lugar do mundo, os custos associados são bem menores e, em contrapartida, as velocidades estão cada vez maiores devido a utilização de conexões de banda larga.

O acesso via VPN a partir do micro do usuário é realizado mediante uma aplicação cliente, que é responsável por estabelecer e manter a conexão segura. Para acesso à rede corporativa são utilizados Gateways dedicados.

Para instalar um acesso via VPN é necessário dimensionar infra-estruturas de Network, Hardware e Software.