Para o dimensionamento da WAN's (Redes Interligadas Distantes) com as soluções Wireless vários fatores serão levados em consideração, como a análise dos aplicativos que vão rodar remotamente, a velocidade dos Links, a escolha dos Protocolos de Rede e de transporte entre outros.

Existem duas tecnologias que são utilizadas atualmente com rádios digitais:

1. Tecnologia Spread Spectrum - Espalhamento espectral

Atua nas freqüências de 2.4Ghz e 5.8Ghz, em distâncias de até 60Km, com velocidade de transmissão de 11 a 22 Mbps. Esta solução trabalha nas topologias ponto-a-ponto e ponto-a- multiponto, trabalha em faixa de freqüência livre não sendo necessária licença de uso junto a ANATEL. Utiliza antenas leves, o que também se reflete em custos menores de infra-estrutura.

Vantagens:
Tecnologia Spread Spectrum é imune às interferências das condições climáticas;
Resistente a interferências de outras fontes de transmissão;
Retorno de investimento elevado;
De simples instalação;
Gerenciamento simplificado;
Sistema de correção de sinal;
Custo relativamente mais baixo.

2. Tecnologia Microondas

Os equipamentos operam nas mais diversas faixas de freqüência (7,5/8,5/15/18/23/38 Ghz), provendo acessos com diferentes capacidades, de 2 Mbps até 155 Mbps.

Para implementar uma conexão nesta tecnologia é necessária licença de uso junto a ANATEL. Esta tecnologia permite múltiplas interfaces dentro de uma única conexão. Seu custo é relativamente elevado em comparação com uma solução utilizando rádios com espalhamento espectral.

Vantagens:
Alto desempenho;
Alta confiabilidade do equipamento;
Soluções para todas as faixas de freqüência autorizadas pela ANATEL;
Baixo consumo;
Compacto.

A fim de garantir uma conexão com elevada qualidade de serviço alta disponibilidades serão dimensionadas soluções de contingência. Estes links devem utilizar tecnologia diferente da adotada para o link principal para evitar que problemas diversos gerem indisponibilidade nos dois links. Pode-se ainda optar por links de empresas provedores de links Wan